Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

O início do Kart na Bahia


Ao ler a matéria abaixo, cuja autoria desconheço, resolvi fazer uma postagem sobre o início do Kartismo na Bahia, mais precisamente aqui em nossa cidade do Salvador.
Baseado nas informações contidas na reportagem, vejo que existe um grande desconhecimento sobre o passado do Kart na nossa terra, também sobre os pilotos que foram os verdadeiros pioneiros da modalidade, sobre as pistas que utilizávamos e até mesmo em relação à época que a  Associação Baiana de Kart foi criada!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Kart Baiano completa 44 anos de tradição - Esporte na Rede

www.esportenarede.com.br/kart-baiano-completa-44-anos-de-tradicao/
30/04/2013 - Antes de chegar à Praia de Ipitanga, o Campeonato Baiano de Kart ainda ... No passado mais distante, pilotos como Elcio Paiva, Berti Sheila, ...


Neste domingo, com a realização da primeira etapa do Campeonato Baiano de Kart 2013, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, a modalidade escola do automobilismo chega a 44 anos de história na Terra da Felicidade.


Fundada no dia 25 de setembro de 1969, a Associação Bahiana de Karts (ABK) realizou as suas primeiras corridas em uma pista improvisada, no Jardim dos Namorados, trazendo ainda mais felicidade para o domingão dos soteropolitanos. As provas disputadas no “caminho” da praia, ainda são boas lembradas para os que viveram aquela época. Antes de chegar à Praia de Ipitanga, o Campeonato Baiano de Kart ainda passou por um kartódromo no bairro do Costa Azul. Desta época, as melhores lembranças são de um jovem piloto, até então desconhecido, mas que a Bahia viu que tinha futuro no automobilismo, depois de uma impressionante participação.
Ayrton Senna disputou uma prova no Kartódromo do Costa Azul, embaixo de uma forte chuva e chegou com duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado, arrancando aplausos do público que lotava as ruas do bairro para acompanhar a disputa.

O Kartódromo Municipal de Lauro de Freitas foi inaugurado, em 1991, mas, só a partir do dia 1º de maio de 1994 que passou a se chamar Kartódromo Ayrton Senna, em homenagem ao grande ídolo brasileiro da Fórmula 1. Nestes mais de 40 anos de história, os baianos conheceram e passaram a torcer por um bom número de pilotos que representaram o estado em competições nacionais.

No passado mais distante, pilotos como Elcio Paiva, Berti Sheila, Ernesto Simões, entre outros, colocaram o Estado nos lugares mais altos do pódio em diversas competições nacionais. No passado recente, Euvaldo Luz, os irmãos Alexandre e André Rosário, Tadeu Mascarenhas e Rogério Rezende fizeram a sua parte em competições nacionais.
O Kart baiano também levou pilotos os pilotos Diego Freitas e Patrick Gonsalves ao seleto mundo da Stock Car. Hoje, pilotos da categoria cadete como Juan Manuel, Enzo Lopes, Diogo Andrade, Matheus Braga, Henrique Ferreira e Elias Ávila sonham com uma carreira no automobilismo e tem como meta levar a bandeira da Bahia para a Fórmula 1.
No domingo, o público que é fiel a está modalidade há mais de 40 anos, vai acompanhar disputa nas categorias Cadete, Sênior 125cc, Super Kart 125cc, Sport 400 e Sport 400 Junior. As categorias Cadete e as Sport 400 competem com motores Honda de quatro tempos. As demais com motores de dois tempos, com 125 cilindradas, refrigerados a água. A expectativa da ABK é de que mais de 40 pilotos participem da competição.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

OS PIONEIROS:

O Kart foi trazido para a Bahia pelo piloto Paulo Lanat em 1960, poucos meses depois do aparecimento do mesmo nas pistas brasileiras.
Houveram algumas corridas no ainda pouco habitado Loteamento Clemente Mariane, situado entre os bairros da Barra e da Graça, mas logo perceberam que o local era inadequado e então as provas passaram a ser realizadas na Lagoa do Abaeté, que era uma área mais deserta e sem vizinhança para reclamar do barulho.
Aconteceram também algumas provas no Farol da Barra, como preliminares de algumas corridas de automóveis que ali se realizaram.
Os pilotos que corriam naquela época, entre outros, eram Paulo Lanat, Nelson Taboada, Lulu Geladeira, Kurts Kaepler, Zelito Gil Ferreira, Bruno Neuwirth, Mario Gonzales.

Corrida de Karts na Lagoa de Abaeté no inicio dos anos 60.


Lotemento Clemente Mariane em 1961, local utilizado para algumas das primeiras corridas de Kart em Salvador.

Jornal A TARDE de maio de 1961 relata a vitória de Kurts Kaepler em uma prova de Karts,  preliminar à de automóveis, no Farol da Barra.

O RETORNO:

As corridas de Kart que haviam parado após a morte de Paulo Lanat, seu maior incentivador, voltaram a acontecer a partir de 1965 na Lagoa de Abaeté e em Ondina (em frente ao antigo Parque de Exposições hoje Campus da UFBA), inicialmente de uma forma extra oficial pois as mesmas eram organizadas pelos próprios pilotos, tinham público reduzido e estrutura muito simples.

Entre os pilotos que corriam naquela época estavam, Kurts Kaepler, Leonardo Godoy, Ingo Ahringsmann, César Mesquita, Paulo Freire, Alberto Castro Lima, Gil Ferreira, Bruno Neuwirth, Délio Almeida, Mario Gonzales, Raimundo Castro, Áureo Rohrs, Paulo Medeiros, Edson Paiva, 
Jean Pelegrini, Élcio Paiva, Francisco Pessoa, entre outros.

                            
Uma das primeiras corridas de Kart em Ondina,provavelmente em 1960, no sentido horário.

Corrida de kart em Ondina em 1965, já na segunda fase, no sentido anti horário.

Também em 1965, aconteceu uma corrida de Karts dentro do Yacht Club da Bahia, no local onde tinha sido demolido o antigo estaleiro e que atualmente é a sede social.
 Aproveitando a grande área livre, alguns associados que também eram automobilistas, pediram permissão à diretoria do clube e realizaram ali a corrida.
Alguns dos pilotos participantes foram: Ingo Ahringsmann, Leonardo Godoi, Cesar Mesquita, Francisco Pessoa, Élcio Paiva, Mário Gonzales (Mario Mecânico), Bruno Neuwirth e Délio Almeida, entre outros.  
Registro da corrida no Yacht Club da Bahia, no livro "YACHT 75 anos".

Após a criação da  Associação Baiana de Kart em 1966, ai sim o esporte começou a reunir maior numero de praticantes, com corridas mais bem organizadas e um público maior.
O local das corridas também passou a variar, com provas em Água de Meninos, Lagoa do Abaeté e posteriormente no Jardim dos Namorados.

Abaixo, os resultados de algumas corridas da época dos pioneiros, em reportagens da revista autoesporte:

 Corrida na pista de Abaeté.

Reportagem original da revista autoesporte nº20,  junho de 1966.



Élcio Paiva, Equipe Racio, correndo com um Mini em 1966, na pista de Água de Meninos.

Reportagem original da revista Autoesporte nº23, outubro de 1966.

Corrida no jardim dos namorados em 1972.

Nota de jornal sobre uma prova realizada no Jardim dos namorados no meado dos anos 70.


Após a fase do Jardim dos Namorados o Kart ganhou uma casa nova e aparentemente definitiva, o kartódromo do Stiep, que ficava logo no inicio da atual avenida Magalhães Neto, ao lado do canal.  Tudo corria bem, o número de pilotos aumentou muito, tivemos provas do campeonato brasileiro e o esporte se fortaleceu, ocupando a Bahia um lugar de destaque a nível nacional.
No final dos anos 80 a especulação imobiliária engoliu o kartódromo, tendo uma construtora ficado com o terreno e em troca construiu o Kartódromo de Lauro de Freitas em terreno cedido pela prefeitura local, a mesma que hoje esta tomando o terreno de volta para construir um centro esportivo de judô (?).
Bom, mas ai é um assunto atual, que todos os amantes do esporte a motor estão aguardando o desfecho com muita ansiedade! 

Mauricio Castro Lima

ATUALIZADA EM 20/11/2018.
ATUALIZADA EM 20/10/2020.

Material utilizado na postagem: reportagens da revista autoesporte nºs 20 e 23, texto elaborado pelo autor,reprodução de matéria postada em www.esportenarede.com.br, foto do albúm FAMILIA TABOADA, reportagem do jornal A TARDE de maio 1961.Matéria do livro Yacht 75 anos. Fotografia de Lenio Braga.  

7 comentários:

  1. Excelente matéria Maurício Castro Lima. Parabéns. Somente a título colaborativo, lembro outros nomes de pilotos da época da pista no Jardim dos Namorados: Ivanildo (Franjinha), Fernando Rocha, Humberto Jorge, o próprio Élcio Paiva, dentre tantos outros. Do mesmo modo, alguns pilotos nos anos 80/90, na pista de Lauro de Freitas: Narciso Pitanga, Carioca, Rogério Dourado, Rogério Resende e os irmãos Cruz (Odi, Marcos e Newton Junior).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário caro leitor, com relação ao nome dos pilotos que correram no Jardim dos Namorados e no kartódromo do Stiep, não citei nenhum pois esta fase do Kartismo baiano pretendo contar em uma matéria que ainda estamos elaborando.
      Para esta tarefa conto com a ajuda dos amigos Bert Sheila e Medrado, aos quais já solicitei ajuda.
      De qualquer modo obrigado por lembrar alguns nomes.
      Abraços

      Excluir
  2. Maurício eu sou Marcos Cruz, e falo em meu nome de meus irmão Odi Cruz e Nilton Jr., fico feliz pela iniciativa. Confio na veracidade de seu documentário e acredito que as informações reflitam apenas a verdade e que, posso falar pela fase em que vivenciamos o kartismo (de 1984 a 1997). Então te peço apenas que se baseie em fatos e documentários comprovados como você vem fazendo, por que por experiência próprio já vi reportagens irreais por que foram passadas de boca apenas. Lembro também que o período em que meu pai (Nilton Cruz) foi presidente da ABK, foram períodos muito produtivo do Kart Baiano. Existia um piloto Alexandre Lopes na época em que ele trabalhava com publicidade e divulgou muita coisa do kartismo dessa fase, você pode pegar muitas informações com ele, e eu mesmo tenho recortes de jornais BKN e agora allkart da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Cruz,obrigado por interagir com o Old Races e espero que tenha gostado da matéria que publiquei, gostaria entretanto de esclarecer alguns pontos que acho não ficaram muito claros:
      A fase do Kart a que refiro na matéria, estende-se do ano de 1961 até o inicio das corridas no Jardim dos Namorados, a partir dai estou ainda tentando colher material suficiente para que possa contar tudo de maneira imparcial e baseado apenas em fatos comprovados por notícias de jornais e fotografias, como aliás já venho fazendo com tudo que publico sobre o automobilismo.
      A história do Kart a partir do Kartódromo do Stiep, apesar de ter acompanhado e frequentado, não tenho material nem dados suficientes na minha memória para poder elaborar um documentário confiável, por este motivo, vou precisar de muita ajuda dos kartistas daquela época. Sei muito bem das antigas rivalidades que existiam e por este motivo é ainda mais importante que as informações venham das mais variadas fontes possíveis.
      Fico-lhe muito grato com tudo que puder me fornecer sobre a época do Jardim dos Namorados e kartódromo do Stiep,pois a partir do Kartódromo de Lauro de Freitas no momento não incluirei nada, deixando para uma terceira reportagem posterior.
      já falei com Bert Sheila e Medrado, vou procurar também Paulo Cunha, Élcio Paiva e Eduardo Santos para ver que material consigo.
      Se quiser se comunicar comigo, meu email é m.castrolima.arq@gmail.com
      Um abraço,
      Mauricio C. Lima

      Excluir
  3. Na inauguração do Kartódromo do Stiep o piloto Bob Carvalho fez o terceiro tempo,ficando atrás apenas de Hélcio Paiva,Pepsi, e Gustavo Giudice ,Antartica,o detalhe é que tinham 50 pilotos.Tenho foto da inauguração do jornal A Tarde
    Bob teve um patrocínio da TRATOCAR. Senna fez três corridas no Stiep,os 100 km de Kart,em dupla com o piloto de stock car Valtinho Travagline , ficaram em primeiro ,os filhos do dono da Max Mini em segundo e a dupla da Bahia mais bem colocada, em terceiro, foi formada por Hélcio e Edvaldo (Bob). Tenho fotos de Senna na capa do jornal A Tarde de 1978. Tem muita história para contar....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por interagir com o Old Races, obrigado pelas informações.
    Abs
    Mauricio C. Lima

    ResponderExcluir
  5. Alguém por favor pode me dizer se havia uma pista de kart no antigo shopping Iguatemi... Hj shopping da bahia

    ResponderExcluir