Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Camurujipe -1969- A pista de testes

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -



Quando foi construida no final dos anos 60 a Avenida Antônio Carlos Magalhães em Salvador era conhecida como Avenida Vale do Camurujipe, pois margeava o rio de mesmo nome. Por ser uma pista nova e em local muito ermo, literalmente no meio do mato, tornou-se a pista de testes da maioria das equipes que naquela época competiam por aqui. Isto só era possível porque nos finais de semana e à noite o tráfego de veículos era praticamente inexistente uma vez que ainda não havia nenhuma área construida no entorno da nova avenida. Para se ter uma ideia até o Shopping Center Iguatemi que foi o grande propulsor da ocupação imobiliária da região, só teve a construção iniciada em 1973.

Rotatória da Avenida ACM , ao fundo a área que é hoje o Alto do Itaigara, para a esquerda o Iguatemi e à direita o Parque da Cidade.

Volkswagen 1700cc da Equipe RACIO com Mauricio Castro Lima, em preparação para os 500Km da Bahia de 1969. Não chegou a participar da competição pois alguns dias após tirar esta foto, sofreu um acidente  não dando tempo de ser recuperado para a corrida.

Puma Espartano 1968 da Escuderia AF, na foto ao fundo o local onde hoje é o estacionamento do Parque da Cidade e onde são feitos os encontros mensais de carros antigos do Veteran Bahia.

Na semana que antecedia uma corrida era comum à noite as equipes testarem seus carros na avenida, muitas vezes levava-se um verdadeiro aparato de apoio, tais como peças, lubrificantes, pneus, etc... A estrutura de apoio era maior ainda quando se fazia amaciamento de motor o que incluía até colchonetes e lanches para os pilotos e acompanhantes enfrentarem o revezamento na direção do carro noite a dentro!
                   Brusell dando um "cavalo de pau" com o Puma.

O Puma Espartano 68 da Escuderia AF estacionado no meio da rotatória que existia em frente ao parque da Cidade, vendo-se a região do Itaigara ao fundo. A primeira foto foi colorida por Espaço Old Races.


O piloto John Brusell ao lado do PUMA, o matagal ao fundo é onde hoje fica o bairro de Cidade Jardim e Avenida Juracy Magalhães Jr., que dá acesso ao Rio Vermelho.
Volkswagen divisão 4 da Equipe Curvello parado na Avenida ACM ao raiar do dia, após rodar a noite toda fazendo amaciamento do motor.

Protótipo Elva l da Equipe Cravo Bauer na rotatória que existia em frente ao estacionamento do Parque da Cidade.
                             Avenida ACM e região do Iguatemi em 1972.

                            Mapa com o traçado da avenida em 1969.
Rotatória em frente ao Parque da Cidade no inicio dos anos 70.

NOTA  REFERENTE AO NOME CAMURUJIPE:


Material utilizado na postagem: Fotografias do arquivo de John D. Brusell, fotografias do arquivo de Mauricio de Castro Lima.
 Facebook - COMENTÁRIOS:
oldraces.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário