Translate

domingo, 12 de janeiro de 2014

Autódromo na Bahia - UMA ENROLAÇÃO DE 41 ANOS !!!


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO -




A decepcionante história do automobilismo baiano nos últimos 41 anos foi marcada por promessas não cumpridas, escândalos na Federação Bahiana de Automobilismo (ao ponto da mesma ter sido extinta no final dos anos 90), conflitos de interesse, egos inchados, aventureiros e por fim pessoas que nunca entraram num carro de corridas assumindo o comando do esporte na Bahia!
Até o inicio dos anos 70 a Bahia vinha bem , tinha tradição, tinha bons pilotos, boas equipes e alguns dirigentes que trabalhavam duro em favor do esporte a motor (ver matéria sobre o Posto do Cristo).
 O governo do Estado em 1972 resolveu proibir as corridas na Avenida do Centenário, novamente com a promessa de fazer um autódromo em um terreno no CIA - Centro Industrial de Aratu.
 O que se passou a partir dai é muito nebuloso e difícil de contar com exatidão pois as pessoas envolvidas na grande maioria já faleceram e as muitas versões que surgiram à época carecem de confirmação (ver matéria AUTOMOBILISMO BAHIANO - A PISTA DA AVENIDA DO CENTENÁRIO -parte 1).

Jornal de 11 de agosto de 1969 com o resultado dos 500 km da Bahia e ja anunciando a construção do "Autódromo de Aratu" para ficar pronto em 8 meses!


O fato é que o governo não construiu o autódromo e com isso decretou a morte do esporte em nossa terra; equipes foram desfeitas, carros e equipamentos foram descartados e/ou sucateados e os patrocinadores sumiram!
 Algumas equipes como Cravo Bauer e Catu Motor ainda continuaram por algum tempo correndo no Ceará que tinha o único autódromo da região Nordeste, porém aos poucos os patrocínios que tinham acabaram porque não era vantajoso para uma empresa da Bahia patrocinar um carro que estava correndo em outro estado.
 Ao longo dos anos 80 e 90 as promessas de construção de um autódromo vez por outra apareciam principalmente nos periodos eleitorais.
Em 1996 o então presidente da CBA Reginaldo Bufaiçal esteve na Bahia, entre outras coisas para dar apoio ao Presidente da Federeção Bahiana de Automobilismo, Ricardo Dantas cujo relacionamento estava completamente degastado com os diversos clubes de automobilismo do estado.

 

Reportagem do jornal A TARDE 18 de março de 1997, onde os clubes denunciam os desmandos na FBA.


 Nesta época a construção do autódromo era do interesse da CBA e teria o apoio da iniciativa privada além da ajuda governamental prometida pelo então governador Paulo Souto.   



Mas então o que deu errado??? A reportagem acima do jornal A TARDE mostra como o Presidente da Federação prejudicou tudo.

 Em 1998 já com um novo presidente na Federação Bahiana de Automobilismo, um megalomaníaco projeto de autódromo com o astronômico custo à época em torno de $ 25 milhões de dólares  americanos foi apresentado ao governo do Estado que obviamente não aceitou.



 
 Jornal A TARDE de 20 de Agosto de 1998 anunciando a construção do "Autódromo Internacional da Bahia".



Matéria publicada pelo piloto Carlos Medrado em 1999.


Uma das últimas vezes que se falou em construção de um Autódromo foi quando a Stock Car veio para a Bahia em 2009 já na gestão da atual Federação de Automobilismo da Bahia- FAB mas logo depois tudo caiu no esquecimento novamente...

__________________________________________________________________________________
REPORTAGEM DA TRIBUNA DA BAHIA

Federação quer construir autódromo na Bahia 



A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) vem mantendo contato com o governo do estado e promotores de eventos para apresentar, na segunda-feira (27/8) pós-Stock Car, o projeto e investidores dispostos a tornar realidade o desafio de construir um autódromo na Bahia.

Segundo a presidente da FAB, Selma Morais, seriam necessários R$ 40 milhões para o Estado ter uma pista capaz de receber qualquer categoria do automobilismo nacional.
Emprésários atraídos pela dirigente estão dispostos a propor uma parceria, mas o governo teria que desapropriar uma área de quase um milhão de metros quadrados. Os investidores e a localização das áreas já aprovadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo não foram revelados.
Porém, para conseguir seu objetivo, a FAB precisa derrubar os argumentos que o contrariam, como o fato de hoje os autódromos de grandes cidades, como o do Rio de Janeiro, enfrentarem dificuldades para se manterem viáveis e funcionando

Fonte: Tribuna da Bahia
 www.abelme.com.br/abelme/noticias/federacao-quer-construir-autodromo-na-bahia-2.html


_______________________________________________________________________________

E para complementar o post, confiram no link abaixo a matéria de 4 de abril de 2012, "Sepultaram o sonho de um autódromo na Bahia"  do piloto Raphael Soares .



http://automobilismobaiano.blogspot.com.br/
__________________________________________________________________________________

CORRIGINDO O TÍTULO: Se contarmos de agosto de 1969 o correto seria "Uma enrolação de 45 anos".



 Material utilizado na postagem: Reportagens do jornal A TARDE, matéria de autoria do piloto Carlos Medrado, reportagem do jornal A Tarde fornecida pelo piloto Raphael Soares. Texto produzido por Mauricio Castro Lima.

MATÉRIA ATUALIZADA EM 12/2022

COMENTÁRIOS Facebook :


Postei uma matéria de jornal prometendo o Autódromo da Bahia em 1998, porém o Mauricio Castro Lima descobriu que as promessas já tem 45 anos, olha aí o Jornal anunciando o Autódromo em 1969 !!!!! Reportagem completa no excelente blog: http://oldraces.blogspot.com.br/. — com Jean Brito, Rafael Costa Gallagher, Milton Jose, Carlos Seixas, Daniel Opaleiro, Adriano Freitas, Adriano Machado, Odi Neto, Adib Salloum, Cid Fuscamaníaco, Marcos Silva, Veteran Car Bahia, Fábio Roque Setequatro, Odi Motores, Adson Queiroz, Rogerio Torres, Kleverson Luiz Torres e Omega Carvalho.
Curtir (desfazer) · · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar · há 15 horas

  • Você, Carlos Seixas e outras 13 pessoas curtiram isso.
  • Fernando Kfouri não sei se choro ou se dou rizada
  • Raphael Soares Fernando Kfouri a solução é acelerar em Sampa !!!!!
  • Jean Brito E será que ainda mantenho a esperança?
  • Carlos Barata Filho Vamos compartilhar em forma de protesto e indignação .
  • Raphael Soares Jean Brito se não nos unirmos (pilotos, preparadores e aficcionados) NUNCA teremos autódromo na Bahia.
  • Jean Brito Ta na hora da mobilização
  • Jean Brito Nos estamos a muito tempo de braços cruzados, temos que mostrar de alguma forma que o automobilismo também tem publico não só fotebol, ta todo mundo querendo mudanças e acho q ta chegando a hora
  • José Carlos União... Palavra chave!
  • Jean Brito Para começar, vamos compartilhar!
  • Jean Brito David Opaleiro sei que vc e nosso parceiro e o clube também ta com agente, divulga isso na galera amigo.
  • Jean Brito Estamos tentando fazer contanto com as diretorias dos clubes para conseguir marcar uma conversa e tentar iniciar algo e preciso da ajuda de todos
  • Daniel Opaleiro vamos compartilhar!!
  • Rafael Costa Gallagher kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    há 2 horas · Curtir


    Fabio Sá Barreto Não custa nada continuar sonhando !!
    há 14 minutos · Curtir



    Olá sr. Mauricio, meu nome é Pablo e juntamente com um amigo meu, mantenho essa página aqui no Facebook: https://www.facebook.com/FotosAntigasDeSalvador Eu conheci o seu blog Old Races através do blog Pit Stop Bahia, do Carlos Seixas. Eu sou um amante dos automóveis, e recentemente comecei a frequentar os encontros do Veteran Car Club, criando assim também uma imensa paixão por veículos antigos. Um tema que é muito solicitado pelos mais de 20 mil seguidores de nossa página sempre foram as histórias por trás do automobilismo baiano dos áureos tempos passados, tema esse que infelizmente nunca tivemos muito acesso, seja pela escassez do conteúdo no meio digital, ou também pelo fato de nós não conhecermos até o momento nenhuma pessoa que tenha vivido àquela época ou que tenha registros. Gratificante para mim foi a descoberta do seu blog e as riquíssimas histórias que lá se encontram, sejam as promessas de construções de autódromos, sejam as corridas da Avenida Centenário, seja a história do Kart na Bahia, sejam os fora-de-série que aqui nasceram, enfim, absolutamente tudo exibido lá é de extrema importância histórica. Então eu venho em nome dos nossos 20 mil seguidores, através dessa mensagem tratar com o sr. se podemos replicar alguma (ou algumas) postagens que lá se encontram, dando os devidos créditos ao autor, e incluindo também o endereço do blog na publicação. Seria muito bom para nós realizarmos essa parceria. Aguardo anciosamente pela resposta. Pablo Henrique.
    Olá Pablo Henrique, obrigado pelo contato, é claro que pode usar as minhas matérias, obviamente sem altera-las no conteúdo e dando os devidos créditos autorais e das fotografias.
    No próximo encontro de antigos do Parque da Cidade se possível vamos tentar nos encontrar para um bate papo e nos conhecermos!
    Um grande abraço e muito obrigado pelas palavras gentis e por ler o meu blog.Mauricio
    Muito obrigado! Eu olhei o calendário e o primeiro sábado de fevereiro é logo no dia 1º, vou ver se apareço lá sim! Abraços




Nenhum comentário:

Postar um comentário