Translate

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lulu Geladeira nos deixou!!





Hoje foi um dia triste para a memória do automobilismo da Bahia, hoje o nosso velho "professor" nos deixou, partindo velozmente para disputar corridas em uma outra dimensão!

Luis Pereira dos Santos, o campeoníssimo LULU GELADEIRA, que influenciou e liderou uma geração de bons pilotos baianos, faleceu aos 89 anos de idade deixando saudades nos meios automobilísticos de nossa cidade.

Lulu Geladeira e o Puma Porsche 17 da Escuderia AF

Deixo aqui a nossa homenagem a este grande piloto e amigo, que tantas alegrias trouxe ao automobilismo baiano. Que DEUS o guie nesta sua nova jornada!

Descanse em paz Lulu!

____________________________________________________________________________ 

DEPOIMENTO

Conheci Lulu em 1961 quando eu era garoto e ia com o meu tio Anchises de Castro Lima, (que era primo e muito amigo do piloto Paulo Lanat), ao Farol da Barra assistir às corridas de automóveis que lá se realizavam.
Posteriormente em 1968, já no inicio das corridas da Avenida do Centenário, comecei a participar das competições automobilísticas, quando tive a oportunidade e o privilégio de competir e conviver com ele, partilhando um pouco dos seus enormes conhecimentos na arte de pilotar e na mecânica. 
Lulu que àquela época já era um piloto famoso, tratava a todos nós pilotos iniciantes como seus alunos, nunca deixando de atender e ajudar os que mais precisavam dos seus conselhos. 
Com o termino das corridas, nunca perdi o contato com ele, levava as vezes tempos sem encontra-lo e quando o fazia sempre tínhamos muito o que conversar. No ano de 2009 quando da realização da primeira prova de Stock Car no Centro Administrativo, participei juntamente com os ex pilotos e amigos John Brusell, Fred Leal, Carlos Alberto Medrado, Tuica e Mario Monteiro, das homenagens que a Good Year e o Globo Esporte fizeram para os veteranos pilotos da Bahia dos anos 60/70, onde Lulu foi o principal homenageado.
Em 2010 tive a honra de ser convidado pela jornalista Kátia Monteiro (juntamente com Fred Leal, John Brusell, Mário Monteiro e o jornalista Paulo Brandão), para participar da elaboração do vídeo documentário sobre a História de Lulu Geladeira.
Nos últimos anos estive em contato com ele pois estávamos ajudando a um amigo colecionador na difícil tarefa de fazer uma réplica do primeiro Puma Espartano da Escuderia AF.
A última vez que falei com ele ao telefone foi para colher algumas informações que precisava para uma postagem no Old Races.

Mauricio de Castro Lima
Salvador 3 de junho de 2015

____________________________________________________________________________



4 comentários:

  1. Assisti a muitas corridas na Avenida Centenário quando tinha por volta de 10, 11 anos, e torcia fervorosamente por Lulu Geladeira - que, como o Baêa, era o campeão de campeões!
    Recentemente fiquei sabendo que ele era tio de Raul Seixas e que falecera. Acabei de assistir ao documentário de Kátia Monteiro e fico muito feliz por ele ter recebido mais essa homenagem no fim de sua vida. VIVA LULU GELADEIRA!!!!

    Rosana Mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, obrigado por interagir com o Old Races, realmente Lulu Geladeira foi um ícone na história do automobilismo da Bahia, foi junto com Paulo Lanat e Nelson Taboada, os heróis baianos das corridas do Farol da Barra. Infelizmente Paulo Lanat morreu muito jovem e Nelsinho por motivos familiares retirou-se precocemente das pistas, enquanto coube a Lulu a tarefa de dar seguimento ao nosso automobilismo, foi o líder, o mentor e o mestre de toda uma geração de bons pilotos baianos que brilharam nas pistas da Avenida Centenário e em outros polos do automobilismo nacional.
      Sou muito grato e sinto-me um privilegiado por ter sido seu amigo e por ter tido a oportunidade de aprender com ele a arte da pilotagem.
      Caso seja do seu interesse, pesquise no blog Old Races que tem toda a história das corridas da Barra e Centenário, com belas fotografias e reportagens jornalistas.
      Obrigado

      Excluir
  2. Tive o prazer de conhecer w trabalhar com ele, no que acho ter sido sua última atividade profissional como encarregado de manutenção na Durit, grande figura!!!!!

    ResponderExcluir