Translate

sábado, 8 de agosto de 2015

Prova Paulo Lanat - 1969


- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BAHIANO - 



 Realizada em 19 de julho de 1969, a prova Paulo Lanat foi uma das corridas locais mais esperadas e comentadas pelos aficionados do esporte a motor em Salvador. 
Após vários adiamentos por causa dos fortes temporais que vinham atingindo a cidade, finalmente foi realizada em um fim de semana com tempo ainda instável (choveu um pouco no sábado durante os treinos), mas com um domingo de tempo firme e sol forte.




John Brusell com o Volkswagen nº 717, colocando uma volta sobre Antônio Couto, VW nº 9 e na foto abaixo sobre Carlos Medrado, VW nº 90.


Devido à chuva do sábado, a direção de prova optou por não tomar tempo e promover um sorteio para definição do grid de largada, que ficou da seguinte maneira:

1º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio 
2º - Mug - Simca Esplanada (TM)  nº33
3º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6
4º - José Luis Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF
5º - Elias Uannos - Volkswagen 1600 (TM) - nº10 - Equipe Dick 
6º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF
7º - Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio
8º - Nagib Fadul - Gordini 1093 (TM) - nº 5  Motophine
9º - Euvaldo Soares Pinho - Volkswagen 1600 (TM) - nº 7  Norcar (NÃO LARGOU DEVIDO A PROBLEMAS MECÂNICOS)

10º - Carlos Chaves Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13
11º-Carlos Alberto Medrado- Volkswagen 1200 (T) - nº 90- Equipe Racio
12º-Antonio Justo Couto - Volkswagen 4 portas 1600 (T) nº9 - Escuderia AF/Caria Ribeiro
13º-Sérgio José de Alcântara - Volkswagen 1300 (T)- nº 23 
14º-Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T) - nº 22- Equipe Racio
15º-Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T)- nº91 - Equipe Racio

  Dada a largada, Mug com o Simca nº33 pulou na frente, ladeado por Ivan Cravo Volks nº111 e Wilson Narziazeno Volks nº6 e um pouco mais atrás em quarto, Elias Uannus que ultrapassou José Luis Bastos. Mantendo a ordem de largada um pouco mais atrás vinha o segundo pelotão com John Brusell Volks nº 717, Mauricio Castro Lima Volks nº 94 e Nagib Fadul com o Gordini nº5 , estes todos estagiários correndo na categoria Turismo Melhorado.
Após um espaço, como podemos ver na fotografia abaixo, vem o pelotão dos estreantes e novatos correndo com os carros na categoria Turismo.

 Final da primeira reta, o Simca assume a liderança da prova.

 Ao final da segunda volta as posições eram:  Ivan Cravo 111, Mug 33,  José Luis 171, Wilson 6, Elias 18, Brusell 717, Mauricio 94 e Fadul 5. A esta altura, Antônio Couto com o Volks 4 Portas nº 9 já vinha colado no Gordini.

Segunda volta com Ivan Cravo assumindo a liderança.Mais para trás da para ver Antônio Couto já quase emparelhando com o Gordini (direita), que não conseguia acompanhar o pelotão dianteiro.

No fim da terceira volta as posições começam a mudar, sendo Wilson 6 e Mug 33 ultrapassados por Elias 18, Brusell 717 e Mauricio 94, passando a ordem dos 10 primeiros a ser a seguinte: 111, 171, 18, 717, 94, 6, 33, 9, 5, 91.
Na quarta volta ainda no começo da reta dos boxes, José Luis ultrapassa Ivan Cravo e Elias é ultrapassado por Brusell e Mauricio, ficando a corrida com a seguinte ordem, 171, 111,717, 94, 18, 6, 33, 9, 91, 22 


 Mauricio Castro Lima ultrapassando Elias Uannus, o vencedor da prova anterior.

 A partir da sexta volta fica claro que a disputa seria entre José Luís, Brusell, Ivan e Mauricio, que correndo em um rítimo alucinante distanciam-se rapidamente dos demais concorrentes.
 As baixas começam a acontecer, o Simca roda na curva do Calabar, batendo e ficando fora da corrida e Elias nº18 entra nos boxes com o motor fundido.

  O  grande duelo da prova, Mauricio x Ivan, ambos da Equipe Racio.
 Momento da ultrapassagem de Mauricio nº 94, sobre Ivan Cravo nº 111.

Da oitava até a décima volta Ivan Cravo e Mauricio Castro Lima travam um feroz duelo pela terceira posição, quando finalmente Mauricio ultrapassa Ivan e começa então uma corrida desesperada para alcançar os lideres José Luís e Brusell.
 Na décima terceira volta as posições dos dez primeiros eram as seguintes: 171, 717,94, 111, 6, 9,91, 22, 23 e 13

                                        John Brusell Volkswagen 1600 nº 717- Escuderia AF



Perto de completar 15 voltas, o meio da corrida, os três primeiros colocados já abrem uma boa distancia dos outros concorrentes, com John Brusell finalmente conseguindo a ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe, José Luís Bastos, ficando a esta altura a prova com a seguinte classificação para os dez melhores colocados: 717, 171, 94, 111, 6, 9, 91, 22, 23 e 13  

A segunda metade da corrida transcorreu sem muitas alterações e foi marcada pela tocada forte de Mauricio Castro Lima , na tentativa de aproximação dos dois primeiros colocados, o que conseguiu nas duas ultimas voltas mas sem tempo para tentar ultrapassa-los.         
 Antônio Justo Couto, com o Volks 1600 quatro portas que vinha fazendo uma excelente corrida, conseguiu ultrapassar a Wilson Narziazeno e ficou com a quinta colocação.


John Brusell, José Luís Bastos e Mauricio Castro Lima nas ultimas voltas disputando a primeira colocação.
Na bandeirada, os três primeiros colocados chegam bem próximos. Notem a ponta do carro nº94 aparecendo no lado esquerdo da fotografia.

RESULTADO FINAL:

1º - John Didrik Brusell - Volkswagen 1600 (TM) - nº717 - Escuderia AF- 30 voltas
2º - José Luís Bastos - Volkswagen 1600 (TM) - nº 171 - Escuderia AF - 30 voltas
3º -Mauricio Castro Lima - Volkswagen 1600 (TM) - nº 94 - Equipe Racio - 30 voltas
4º - Ivan Ferraz Cravo - Volkswagen 1600 (TM)-nº111 - Equipe Racio - 30 voltas 
5º - Antônio Justo Couto -Volkswagen sedan 4 portas 1600 (T) nº9 - 29 voltas
6º - Wilson Narziazeno - Volkswagen 1600 (TM) -nº6 - 29 voltas
7º -Carlos Fortunato Leal - Volkswagen 1300 (T) - nº 91 - Equipe Racio -28voltas
8º - Oriovaldo Pereira Lima - Volkswagen 1300 (T)- nº22 - Equipe Racio- 28 voltas
9º - Sérgio José de Alcântara- Volkswagen 1300 (T) -nº23- 28 voltas
10º-Carlos Chaves de Aguiar  Soeiro - Volkswagen 1300 (T) - nº13 -28 voltas

Abandonos - Carlos Alberto Medrado Volkswagen nº 90 - falha mecânica, Mug Simca Esplanada nº 33 - acidente, Elias Uannus Volkswagen nº 18 - falha mecânica.

TM - Turismo Melhorado
T     - Turismo

 Diversos: 

 Box da Escuderia AF.

John Brusell , integrantes e convidados da Escuderia AF.

Volkswagen 94 da Racio entra rateando nos boxes durante os treinos no sábado.

 Os três carros da Escuderia AF.

 O SIMCA Esplanada de Mug.

 Os carros da Racio, Ivan Cravo nº 111 e Mauricio Castro Lima nº 94.


John Brusell e o carro vencedor, nesta foto aparecem ao fundo, Lulu Geladeira (de camisa escura), Gil Ferreira (de boné) e Gil Ferreira Filho.

Carlos Alberto Medrado com o Volkswagen nº 90 da Equipe Racio, não teve sorte, quebrou logo no inicio da prova não obtendo classificação.

Noticias:

A TARDE
Jornal da Bahia

Tribuna da Bahia
 Jornal do Brasil


ATUALIZADA EM MARÇO DE 2018

Material utilizado:Fotografias do acervo de Ivan Cravo, John Brusell, Carlos Medrado, Mauricio Castro Lima, Andre Burity. textos de matérias diversas de jornais de época.

oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário