Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

SIMCA SHOW

SIMCA SHOW - (de Jean Sunny a Euclides Pinheiro)



Lembram-se do Simca Show? Era o inicio da década de 60, a Simca do Brasil, havia lançado o Chambord no ano de 1959 e o mesmo estava com a reputação de um carro frágil, devido a varias falhas mecânicas e principalmente ao fraco desempenho proporcionado pelo motor Aquillon V8 que foi usado nos primeiros Chambord até os 3 andorinhas.

Para promover o lançamento em 1964 do novo motor TUFÃO, que passaria a equipar toda a linha Simca e transmitir ao consumidor uma nova imagem de veículo robusto e resistente, a fábrica Simca contratou os serviços da equipe francesa de Jean Sunny, conhecido também como "Le Cascadeur", que fez diversos shows em varias cidades do Brasil.
Jean Sunny enquanto estava por aqui, em 1964, estabeleceu com um Simca, no Autódromo de Interlagos, o recorde mundial de velocidade em duas rodas, com a marca de 125 km por hora, batendo seu próprio recorde anterior de 81 km por hora estabelecido na França anos antes. 


 Jean Sunny apresentando seu show em plena Champs Élysées - Paris

Vídeo:
https://web.facebook.com/pariszigzag/videos/3429526027076989/

Show de Jean Sunny com Simcas franceses similares aos fabricados no Brasil.

Apresentação do Simca Show com Jean Sunny em Copacabana no Rio de Janeiro.

Após o término do contrato com os franceses, o paulista Euclides Pinheiro que era aviador e piloto de automóveis, montou com Antonio Peres e outras cinco pessoas, uma equipe para shows acrobáticos. Utilizando  os conhecimentos adquiridos com o mestre "Cascadeur", Euclides Pinheiro conseguiu um contrato com a Simca do Brasil para dar continuidade aos" Simca Shows", introduzindo novos números ao espetáculo e estendendo os mesmos às cidades do interior do país. 
 Na filmagem do Simca Show no Rio de Janeiro para o filme AS CARIOCAS,(que deve ter sido uma apresentação exclusiva para o filme), curiosamente os Simcas Chambord não ostentam os nomes da equipe, bem como do Simca Show, nem as logomarcas Shell nas portas, além de um dos veículos estar com as placas de identificação, o que foge completamente dos padrões apresentados nos demais shows.



Um dos Simca e a equipe de Euclides Pinheiro.








 Com uma Kombi (?), Euclides Pinheiro treinava andar de duas rodas e dizem que conseguiu quebrar o recorde mundial de distancia, que pertencia também a Jean Sunny, de qualquer maneira, posteriormente com um Simca Chambord, na estrada de Ponta Grossa-Curitiba, ele estabeleceu a marca de 102,3km  em       4 horas e 50 minutos , marca que ficou como recorde mundial por algum tempo e que hoje pertence ao fantástico Carlos Cunha com um Chevrolet Chevette.

A equipe do Simca Show posando com os dois Simca Chambord.
 Simca Show em Campos do Jordão

Simca Show em Londrina

Av. Beira Mar em Fortaleza.


Simca Show em Barretos - SP

Propaganda do Simca Show em Curitiba.

Simca Show em Guaçui


Aqui em Salvador, vários shows foram realizados, os primeiros no Farol da Barra (Av. Oceanica) e depois no Corredor da Vitória e no Largo dos Mares.  

Abaixo veja um trecho do filme "AS CARIOCAS", no Rio de Janeiro em que aparece o Simca Show. 




Clique no link abaixo se o vídeo não carregar:

https://www.youtube.com/watch?v=JrdcTG13xfo


Vídeo do Simca Show em Barretos 👇
https://fb.watch/npW1LKN-Mh/


Clique no link abaixo para ver a matéria complementar de Old Races sobre o Simca Show
https://oldraces.blogspot.com.br/2017/10/simca-show-cometa-filmes.html


 Clique aqui no link para ver como foi o Simca Show na cidade de Caxias do Sul, na matéria do Pioneiro:

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2018/05/memoria-simca-show-agita-caxias-do-sul-em-1965-10338266.html


ATUALIZADO EM 02/06/2018

Fotografias retiradas aleatoriamente de pesquisas na INTERNET e sem direitos autorais indicados. Fotografia de Gabriel Marazzi, fotografias de Mariadoresguardo.com, parte do filme As Cariocas postado no You Tube, texto escrito integralmente pelo autor, baseado em conhecimento e registros próprios. Fotografias de www.delcampe.net . Fotografias de o Pioneiro. Links para acesso a matéria de o Pioneiro e Cometa Filmes.




2 comentários: