Translate

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Chico Landi e a garagem dos BMW

- HISTÓRIA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO -

                                 O BMW 2 litros nº2 da Equipe CBE.


Estrategicamente próxima ao circuito da Avenida do Centenário em Salvador, a Rua Manoel Barreto é uma descida que vai dar direto na pista, exatamente entre o antigo posto de gasolina Esso (hoje com bandeira Shell) e a entrada onde ficava a pista de acesso aos boxes.
Este deve ter sido o motivo pelo qual Chico Landi escolheu a garagem do amigo Mazzo, como local para os dois BMW da Equipe CBE passarem a noite do sábado, dia dos treinos, para o domingo seguinte dia da corrida.

                                        A garagem.


A corrida em questão eram os 500 Km da Bahia de 1968, que acabou sendo vencida por Piero Gancia e Emílio Zambello, com a Alfa Romeo GTA nº 23 da Equipe Jolly Gancia.
Nesta época eu já estava envolvido com o automobilismo, mas não tinha ainda a graduação necessária (carteira P.O.C.), para uma prova desta magnitude, por isso fiquei ajudando na organização de pista. Terminado o treino, já ao entardecer, subi andando a rua Manoel Barreto para ir para minha casa que ficava no bairro da Graça, quando me deparei com a cena histórica dos dois BMW sendo recolhidos à dita garagem, sob o olhar atento de Chico Landi, que em pé na rua comandava tudo.
Lembro bem que deu um pouco de trabalho para os carros descerem a rampa de acesso, pois muito rebaixados que eram, raspavam o assoalho no chão da calçada.
Fiquei por ali até os carros finalmente serem guardados, cumprimentei o mestre Landi e continuei seguindo o meu caminho, mas com aquele momento histórico já registrado para sempre na minha memória!

O mestre Chico Landi ao lado do BMW nº 2, no grid de largada dos 500 Km da Bahia em 25 de agosto de 1968.


O BMW 1600 nº 4 da Equipe CBE, alinhado no grid de largada dos 500 Km.
 
                                   
  A largada dos 500KM da Bahia em agosto de 1968



Por Mauricio Castro Lima - outubro de 2015

 
oldraces.blogspot.com m.castrolima.arq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário